Projeto 100% Seguro - SESI, Saúde e Segurança do Trabalho
Projeto 100% Seguro – Andaime suspenso mecânico motorizado

Projeto 100% Seguro – Andaime suspenso mecânico motorizado

Vamos ver os cuidados durante a montagem, desmontagem e instalação do andaime suspenso mecânico motorizado. Como usar o equipamento sem correr riscos e as regras para fazer a tecnologia andar junto com a segurança.

Precisou de conforto e agilidade no transporte vertical? O andaime motorizado é  a melhor opção.

Ele é usado em todas as fases da obra e pode ser do tipo pesado, se o serviço for de pedreiro ou leve para os trabalhos de reparo, pintura ou manutenção.

Montagem, desmontagem e instalação

Antes de iniciar as tarefas leia o manual do fabricante. Ele deve ser seguido ao pé da letra.

Plataforma, roda de apoio, dois motores e cabo de sustentação fazem parte do andaime suspenso motorizado. Já o tamanho e a potência, variam de acordo com a obra.

Na montagem e desmontagem use capacete, calçado de segurança e luvas de raspa de couro. E lembre-se do cinturão de segurança tipo paraquedista e do trava-quedas.

equipamentos-de-andaime-suspenso

Apenas o profissional qualificado é autorizado para realizar a instalação. Ele deve ter a permissão do serviço, análise de riscos e plano de segurança.

Todo dia é dia de revisão e deve ser realizada por um operário treinado.

As pessoas da equipe precisam ser qualificadas e usarem crachás. Os crachás devem conter as seguintes informações: data do último treinamento e exame médico ocupacional.

As ferramentas permitidas só as manuais e devem ficar bem amarradas para evitar quedas.

Depois de tudo pronto deixe bem visível a carga máxima de trabalho.

andaime

 

Caso haja risco de algo cair dos andares superiores, instale uma cobertura ou plataforma bem resistente.

Utilização

Opere o andaime com muito cuidado e procure receber treinamento do fabricante.

Se a altura for mais que dois metros, separe um cinturão e talabarte fixado ao dispositivo trava-quedas. Ele é fixado em cabo de segurança, independente da estrutura do andaime.

Antes de iniciar as atividades conheça os equipamentos de proteção. Não dê brecha ao perigo, confira se todos os equipamentos de segurança foram instalados.

Dicas de Segurança

  • Em caso de pane elétrica mantenha a calma. Os motores têm dispositivo automático de emergência que mantém a plataforma de trabalho parada  e faz ela descer com segurança.

Aviso importante: sempre que a inclinação atingir 15 graus o andaime vai parar automaticamente de se movimentar. Por isso, mantenha a plataforma nivelada.

  • No andaime só embarca o material que for usado e os operários que vão trabalhar. Nada de interligar um andaime ao outro para circulação de pessoas. Isso é proibido e muito perigoso.
  • Fique longe das instalações elétricas provisórias.
  • Limpe sempre os guinchos e roldanas.
  • O último a sair apaga a luz.
  • Desligue e proteja o equipamento quando acabar o serviço.

Resumo da aula de hoje:

Na hora da instalação de uma olhada ao manual de fabricante, antes de utilizar o andaime faça treinamento e a regra de segurança é clara: so embarca no andaime os equipamentos e pessoas necessárias.

Seguindo o passo a passo todo mundo fica protegido. 100% seguro um programa para você.

E você, já conhecia o Projeto 100% Seguro? Deixe um comentário!

Fonte: Projeto 100% Seguro - SESI -  Andaime suspenso mecânico motorizado.

Facebook Comments

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

E-Book Grátis

Acessar o E-Book Grátis

Sobre André Chaves


Engenheiro Ambiental com pós graduação em Engenharia de Segurança pela Universidade Fumec, presto consultoria na área de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional. Acredito na aplicação da SST nas empresas de forma a oferecer o máximo de segurança aos trabalhadores, sem que isto onere demasiadamente os empregadores.