Projeto 100% Seguro - SESI, Saúde e Segurança do Trabalho
Projeto 100% Seguro – Andaimes e escadas

Projeto 100% Seguro – Andaimes e escadas

Hoje você ficará nas alturas sem tirar os pés do chão. Verá que de andaime em andaime a conversa muda e que as escadas são mais do que um quebra galho.

Vai pintar, construir ou reformar? Então, fique atento e anote as dicas.

Tipos de Andaime

  • Andaimes apoiados em cavaletes: até 2,0 metros de altura e a mais de 0,90 metros de largura é necessário piso antiderrapante.
  • Andaime Tubular: utilizado quando o trabalho for realizado acima de 2,0 metros. A segurança é a base de tudo e para aguentar o seu peso, peso do material e da própria estrutura, regule as sapatas ao nível do chão.
  • Andaime Fachadeiro:  utilizado quando o trabalho é realizado a uma altura ainda maior. Quando utilizar esse andaime é obrigatório o uso de telas e ele deve ter amarração fixa na construção e colocar o sistema de guarda-corpo com rodapé e as barras de segurança.
  • Andaime móvel: utilizado para deslocamento de um lado ao outro dentro do canteiro de obras, porém é proibida a movimentação de andaimes com pessoas. É necessário sempre travar as rodas e realizar a instalação em piso nivelado. Seguindo essa dica o andaime fica parado e você não desequilibra.
  • Andaime Suspenso:  utilizado para fazer revestimento externo, manutenção de fachada ou colocar pastilha. Só pode ser utilizado se a carga máxima estiver visível. Antes de começar o trabalho, o andaime precisa estar bem fixado na edificação e na posição certa.

ATENÇÃO!!! Não interligue um equipamento ao outro e nem trabalhe quando estiver chovendo ou sob vento forte.

Andaimes

Escadas

Em uma obra madeira de qualidade é lei e a regra vale para subir nas escadas e nos andaimes. De degrau em degrau não pode ter emendas, trincas, manchas ou rachaduras e nem passar uma mão de tinta para disfarçar as marcas do tempo.

A corda precisa estar bem presa à estrutura de apoio.

Para dar mais firmeza na hora de chegar no topo da escada, os montantes devem ter cavilhas ou aberturas para encaixe nos degraus.

encaixe-das-escadas

 

As escadas de uso coletivo precisam de guarda-corpo com travessão, rodapé e sistema antiderrapante são indispensáveis.

escadas-de-uso-coletivo

 

 

A escada é uma solução simples para serviços pequenos e rápidos, mas se não tomar cuidado pode acabar pisando em falso, ou sejam improvisar está fora dos planos. Montar, desmontar e utilizar andaimes e escadas, devem ser bem longe da eletricidade ou com as redes protegidas.

Prestando atenção, a  gente volta para casa tranquilo. Agora você já sabe para cada andaime há uma dica de segurança específica e as escadas devem ser utilizadas com todo cuidado. Seguindo o passo a passo todo mundo fica protegido.

E você, já conhecia o Projeto 100% Seguro? Deixe um comentário!

Fonte: Projeto 100% Seguro - SESI -  Andaimes e Escadas.

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

E-Book Grátis

Acessar o E-Book Grátis

Sobre André Chaves


Engenheiro Ambiental com pós graduação em Engenharia de Segurança pela Universidade Fumec, presto consultoria na área de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional. Acredito na aplicação da SST nas empresas de forma a oferecer o máximo de segurança aos trabalhadores, sem que isto onere demasiadamente os empregadores.