Projeto 100% Seguro - SESI, Saúde e Segurança do Trabalho
Projeto 100 % Seguro – Escavações – SESI

Projeto 100 % Seguro – Escavações – SESI

Hoje você vai ver porque é tão importante planejar as escavações, as atitudes que fazem o perigo passar bem longe e a solução na medida exata do problema. Quem trabalha em construção civil sabe bem dos perigos de soterramento e desmoronamentos para virar a página dessa história, a gente conta com você.

Planejamento de Escavações

A escavação pode ser manual ou mecanizada. Mais uma coisa nunca pode faltar: atenção. Só operário qualificado pode entrar na equipe. O serviço deve ser feito com  a supervisão de um profissional e é ele quem decide quais vão ser as medidas de segurança. Mas, antes de colocar a mão na massa organize tudo:

  • A área de trabalho deve estar limpa e os locais de circulação desocupados.
  • Fique de olho na previsão do tempo. Trabalhar debaixo de temporal não é indicado.

Situações de Risco

Para tudo terminar numa boa, o material retirado da escavação deve ser levado para longe.

Deixar o material afastado da escavação em no mínimo a metade da profundidade.

Os veículos só podem ser estacionados em uma distância 2 vezes maior que a profundidade da escavação. E se não der para desviar o trânsito, a velocidade dos carros precisa ser reduzida.

Para os trabalhos em canteiros de obra ou via pública, não se esqueça da sinalização.Você pode colocar cones, fitas, cavaletes, tapumes…

 

SESI - equipamentos-segurança-escavacoes

Se for preciso, escore ou retire o que estiver pelo caminho: árvores, rochas, equipamentos… mas tome muito cuidado para não atrapalhar as saídas de emergência. Garanta a estabilidade.

Se a escavação for a mais de 1,25 metros de profundidade, você vai precisar de uma escada. Ela deve ficar em locais estratégicos, para todo mundo escapar tranquilo no caso de um imprevisto.

Normas de Segurança

Na hora de construir o escoramento ou fazer o cálculo dos elementos estruturais, fique atento às cargas, sobrecargas e possíveis vibrações.

Nas escavações mais profundas, como de túneis e galerias, não dispense o cinto tipo paraquedista com trava quedas ligado ao cabo de segurança. Se alguma coisa sair errado lá embaixo, o socorro vem mais rápido.  O trabalho só começa se não tiver nenhum risco para o trabalhador.

Talude acima de 1,75 m deve ter sua estabilidade garantida

Hoje, você aprendeu:

  • para evitar acidentes é só obedecer as regras e andar na linha.
  • e quem dá as ordens de segurança é o supervisor treinado.

Seguindo o passo a passo todo mundo fica protegido.

E você, já conhecia o Projeto 100% Seguro? Deixe um comentário!

Fonte: Projeto 100% Seguro - SESI Escavações.

Facebook Comments

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

E-Book Grátis

Acessar o E-Book Grátis

Sobre André Chaves


Engenheiro Ambiental com pós graduação em Engenharia de Segurança pela Universidade Fumec, presto consultoria na área de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional. Acredito na aplicação da SST nas empresas de forma a oferecer o máximo de segurança aos trabalhadores, sem que isto onere demasiadamente os empregadores.